Login do usuário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Recurso Prova STJ/Suporte - Questão 57

Conforme consta do gabarito preliminar estaria ERRADA a afirmativa de que "O portfólio de serviços deve conter informações sobre os serviços que estão sendo prestados e os serviços que estão sendo preparados para serem transferidos para o ambiente de produção."

De fato, em uma análise superficial, pode-se ter a impressão de que a afirmativa esteja errada, uma vez que parece fazer referência ao conceito de catálogo de serviços, descrito no livro ITIL 2011 Service Design, página 98, nos seguintes termos: "The service catalogue is a database or structured document with information about all live services, including those available for deployment". Ou, conforme consta da página 108 do Glossário ITIL de Português do Brasil, disponível em https://www.axelos.com/glossaries-of-terms.aspx: "Um banco de dados ou documento estruturado com informações sobre todos os serviços de TI de produção, incluindo aqueles disponíveis para implantação".

Entretanto, deve-se notar que a definição de catálogo de serviço não se encerra nesse ponto. Na continuidade, em ambos os documentos citados, consta que: "O catálogo de serviço é parte do portfolio de serviço e contém informações sobre dois tipos de serviço de TI: serviços voltados para o cliente que são visíveis para o negócio e serviços de suporte requeridos pelo provedor de serviço para entregar serviços voltados para o cliente".

Ademais, na definição do portfólio de serviços, constante da página 116 do glossário em português (e na página 170 do livro ITIL 2011 Service Strategy), a relação entre o portfólio e o catálogo é explicitada nos seguintes termos: "O conjunto completo de serviços que é gerenciado por um provedor de serviço. O portfólio de serviço é usado para gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI, incluindo três categorias: funil de serviço (proposto ou em desenvolvimento); catálogo de serviço (em produção ou disponível para implantação) e serviços obsoletos".

Portanto, resta evidente que o portfólio de serviços deve conter, além das informações do funil de serviços e serviços obsoletos, também as informações sobre "os serviços que estão sendo prestados" (em produção) e "os serviços que estão sendo preparados para serem transferidos para o ambiente de produção" (disponível para implantação), não havendo qualquer erro na afirmativa constante da questão.

Diante do exposto, solicito respeitosamente que o GABARITO SEJA ALTERADO e a questão passe a ser considerada CORRETA.