Login do usuário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Recurso Prova STJ/Suporte - Questão 71

[071] A análise de riscos pode identificar situações em que um risco de rara ocorrência pode levar à implementação de controles injustificáveis do ponto de vista estritamente econômico.

Recurso:

A questão afirma que a “análise de riscos pode identificar situações em que um risco de rara ocorrência pode levar à implementação de controles injustificáveis do ponto de vista estritamente econômico”. Ela dá a entender que este processo integrante da gestão de riscos seria responsável pela identificação de situações em que um risco de rara ocorrência poderia levar ao vislumbre da implementação de controles que seriam injustificáveis do ponto de vista econômico, mas ainda assim seriam necessários. Com isso, leva-se a crer que a análise de risco fosse um processo amplo a ponto de contemplar não somente a avaliação das consequências e das probabilidades relacionadas a incidentes para findar na determinação do nível do risco, mas abrangeria também a visualização de implementação de controles em situações extremas.

A norma ABNT NBR ISO/IEC 27005:2011 diz na seção 9.1, que versa sobre o tratamento dos riscos, o seguinte: “Convém que os gestores considerem os riscos improváveis porém graves. Nesse caso, controles que não são justificáveis do ponto de vista estritamente econômico podem precisar ser implementados”. O texto normativo reproduz parte do que é proposto no texto da questão e, pelo contexto, percebe-se de que a situação é pertinente ao processo de tratamento de riscos. Tal afirmativa pode ser corroborada pela ação que descreve o tratamento de riscos no início do item 9.1: “Convém que controles para modificar, reter, evitar ou compartilhar os riscos sejam selecionados e o plano de tratamento do risco seja definido”.

Por sua vez, a análise de riscos é retratada na referida norma na definição 3.10 como “processo de compreender a natureza do risco e determinar o nível de risco”. A análise de riscos não traz, portanto, qualquer vislumbre sobre os controles que serão postariormente escolhidos no processo de tratamento de risco.

Do exposto, solicito revisão do gabarito da questão de C (CERTO) para E (ERRADO).