Login do usuário

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Recurso Prova STJ/Suporte - Questão 81

[081] O DHCP (dynamic host configuration protocol) é um protocolo de inicialização alternativo que utiliza mensagens UDP (user datagram protocol) encaminhadas pelos roteadores e fornece informações a uma estação de trabalho sem disco, como o endereço IP (internet protocol) do servidor de arquivos que contém a imagem de memória, o endereço IP do roteador padrão e a máscara de sub-rede a ser usada.

Recurso:

No link (http://pt.slideshare.net/luiz_arthur/redes-prtica-dhcp), assim como outros com texto similar disponíveis na Internet, pode-se encontrar a seguinte declaração:

“O uso do RARP é melhor que a inclusão de um endereço IP na imagem de memória, porque permite que a mesma imagem seja usada em todas as máquinas. Se o endereço IP fosse embutido na imagem, cada estação de trabalho precisaria ter sua própria imagem. Uma desvantagem do RARP é que ele utiliza um endereço de destino composto somente por valores 1 (difusão limitada) para chegar ao servidor RARP. Entretanto, essas difusões não são encaminhadas pelos roteadores; portanto, é necessário um servidor RARP em cada rede.

Para resolver este problema, foi criado um protocolo de inicialização alternativo, chamado BOOTP (BOOTstrap Protocol). Diferente do RARP, o BOOTP utiliza mensagens UDP, que são encaminhadas pelos roteadores. O BOOTP também fornece informações adicionais a uma estação de trabalho sem disco, inclusive o endereço IP do servidor de arquivos que contém a imagem de memória, o endereço IP do roteador padrão e a máscara de sub-rede a ser usada”.

No segundo parágrafo do texto acima, percebe-se que a questão proposta foi elaborada substituindo o protocolo BOOTP pelo DHCP. Daí o examinador ter lhe atribuído como gabarito o valor E (ERRADO). Contudo, se considerarmos a própria referência base para o texto da questão, logo a seguir encontramos a seguinte declaração:

“Um problema sério com o BOOTP é que ele exige configuração manual de tabelas que mapeiam endereços IP para endereços físicos. Quando um novo host é adicionado a uma LAN, ele não pode usar o BOOTP enquanto um administrador não tiver atribuído a ele um endereço IP e inserido manualmente seu par (endereço Ethernet, endereço IP) nas tabelas de configuração do BOOTP. Para eliminar essa etapa propensa a erros, o BOOTP foi ampliado e recebeu um novo nome DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).”

Conclui-se portanto que o DHCP nada mais é do que uma evolução do BOOTP e, dessa forma, atende plenamente a todo o contexto proposto na questão. Essa afirmação é corroborada pela própria RFC 1531 que define em seu abstract o DHCP da seguinte forma:

“The Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) provides a framework for passing configuration information to hosts on a TCP/IP network. DHCP is based on the Bootstrap Protocol (BOOTP), adding the capability of automatic allocation of reusable network addresses and additional configuration options. DHCP captures the behavior of BOOTP relay agents, and DHCP participants can interoperate with BOOTP participants”.

Do exposto, solicito revisão do gabarito da questão de E (ERRADO) para C (CERTO).